23 de abr. de 2009

Dicas

Dizem que se conselho fosse bom, a gente vendia... Mas mesmo assim vou passar algumas informações que considero interessantes para quem, assim como eu, curte fotografia.


Pratique bastante.
Um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, Henri Cartier-Bresson, disse certa vez que “suas primeiras 10.000 fotos serão certamente suas piores”.
Na minha opinião, essa quantidade é um exagero, mas concordo que quanto mais se pratica, melhores serão seus resultados;

Aprenda a teoria - pelo menos o básico.
De nada adianta ter os equipamentos de última geração, a câmera do ano, os melhores acessórios se você só utiliza o modo automático de sua câmera.
O básico da fotografia serve para qualquer câmera, independente dela ser de filme ou digital, desde que ela não seja totalmente automática.
Você deve estar se perguntando o que vale a pena aprender. Vamos lá. É importante você saber um pouco de:
  • Luz – fotografia é uma palavra que se originou da união de duas palavras gregas: fos (luz) + grafis (escrita, pintura). Se fotografia quer dizer escrita, ou pintura com luz, é importante conhecer um pouco sobre a luz e os fenômenos óticos. Que tal começar pelo Wikipédia?
  • Entender a relação entre abertura do obturador, velocidade do diafragma, sensibilidade (ISO/ASA/DIN), distância focal, entre outros. No digital, incluir em seus estudos o balanço de branco (white balance) e os tipos de arquivos gerados – normalmente JPEG ou JPG e RAW.
  • Conhecer algumas técnicas de composição – como regra dos terços ou de ouro.

Leia, pergunte, discuta.
Existe uma infinidade de informações sobre fotografia a alcance de todos. Vou indicar alguma coisa aqui:
  • Faça um curso de fotografia básico. É a forma mais rápida de aprender um pouco de teoria, além da informação ser apresentada de uma forma bem estruturada e com todo o suporte possível.
  • Livros – seja de teoria ou livros fotográficos. Analise como os outros fotógrafos fotografam: preto e branco, que ângulo, como tratam a luz, etc.
  • Participe de fóruns ou grupos de discussão na internet. No Brasil, temos, por exemplo: Digiforum, Esquina da Foto, BrFoto, Mundo Fotográfico.
  • Quer comprar um equipamento digital novo e não sabe qual escolher? Pesquise em análises e reviews – as melhores páginas estão em inglês: Dpreview, The Luminous Landscape, Digital Camera Resource e Steve´s Digicams são um bom ponto de partida.

Fotografe na companhia de outros fotógrafos.
Eu considero a fotografia um ato individual, introspectivo e, por que não dizer, egoísta?
Mesmo assim, considero importante fotografar na companhia de outros fotógrafos, o que traz grandes benefícios:
  • Troca de experiência e pontos de vista;
  • Segurança – dependendo do local e do horário, torna-se arriscado fotografar sozinho;
  • Diversão – poder conversar e apreciar a companhia de colegas, amigos, etc.
As vezes ouço as pessoas reclamarem: “mas eu não conheço ninguém que goste de fotografar”.
Creio que isso seja impossível, mas existe a solução de participar de passeios fotográficos, onde grupos se reúnem em um determinado local e os integrantes aproveitam para fotografar e conversar.
Mesmo que você utilize o celular para fotografar, será bem vindo nesses grupos e afirmo, por experiência própria, que vale a pena!Nos fóruns citados acima existem espaços específicos para marcação de passeios. Sempre que eu tiver informação de algum acontecendo em Sampa e região, informarei aqui na página.
Alguns fotógrafos que organizam passeios – dos quais já participei de alguns:
Mostre seus resultados para outras pessoas.
Pressupõe que, além de registro para satisfazer a si mesmo, na fotografia o autor busque mostrar as outras pessoas o seu ponto de vista sobre algo. Então para que esconder suas fotos?
Selecione aquela foto que mais te agradou e publique na internet, mostre a seus amigos e parentes.
Obtenha comentários e críticas de suas fotos. Elas te motivarão a continuar fotografando ou a melhorar a qualidade de suas imagens.
Se você ainda não fez isso, sugiro que faça, pois é muito gratificante.

Essas são minhas dicas iniciais. Qual dica você gostaria de acrescentar?

Um [],

Nenhum comentário:

Postar um comentário