Passeio organizado pelo Yuri Bittar.
Horário: das 10h as 14h
Ponto de encontro: Páteo do Colégio
Quem pode participar: As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.
Como funciona: A inscrição é feita na hora do evento. Não tem pré-requisitos e é gratuita. Basta colocar seu nome na lista e se juntar ao grupo para sair fotografando!
Foto e Poesia
Uma das mais antigas e essenciais artes, a poesia pode ser entendida a arte de escrever em versos (literatura), mas também como uma espécie de arte aplicada a outras atividades, como na fotografia por exemplo. Assim, fotografar com poesia significa retratar as cenas e objetos de forma a revelar algo que está além do fato, além do documental. Colocar poesia na fotografia é trazer algo além do necessário imediato e funcional, mas necessário para a alma. Essa é a função da poesia, ou seja, criar uma linguagem que amplie a "esfera do ser", capaz de expressar nosso "estado de mente", e que nos permita expressar sentimentos e visões ao mesmo tempo mais profundos mas de forma suave (ou não!), com liberdade e sem preocupação documental.
Por que esse é o tema da saída? 14/03 é o Dia Nacional da Poesia, homenagem a Castro Alves (Curralinho, 14 de março de 1847 — Salvador, 6 de julho de 1871). Conhecido pelos poemas marcados pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Baiano, em 1868 viajou para São Paulo e decidiu continuar seus estudos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e se matriculou no 3º ano, mas largou no 4º por problemas de saúde. Neste mesmo ano foi reapresentada sua peça Gonzaga no Teatro São José. (O São José foi inaugurado em 1864 no Largo de São Gonçalo, atual Praça Doutor João Mendes. Comportava 1 200 espectadores e recebeu diversas companhias internacionais.Às vésperas do Carnaval de 1898, um incêndio destruiu o teatro.
Desafio Fotocultura
O desafio, nesta Saída Fotocultura, é juntar poesia e fotografia, da forma mais criativa possível, seja fotografando a poesia ou fotografando com a poesia! A melhor foto (escolhida pela Comissão Organizadora) irá ganhar uma camiseta Fotocultura, além da honra de ser escolhida, claro! Como em todas as nossas saídas, participar do desafio proposto é opcional, ficando livre qualquer tipo de fotografia.
Para participar do desafio a foto deve seguir estas regras:
1. ser postada no www.flickr.com
2. deve conter a tag 19_fotocultura
3. serão distribuídos na saída pequenos poemas, que podem ou não ser usados. A foto deve retratar a poesia de alguma forma (use sua criatividade), seja essa fornecida ou outra. É desejável que na descrição da imagem esteja o poema, para que todos que as vejam entendam a proposta.
Fotoescambo!
1. Cada participante pode levar uma ou mais fotos (de própria autoria) para trocar com os outros participantes.
2. As fotos tem que ser em papel, de qualquer tamanho, desde 10x15 até 24x30. Também é muito interessante que a foto esteja assinada, com uma etiqueta contando um pouco sobre ela e seu autor.
3. Não é obrigatório levar fotos, quem não puder pode comparecer mesmo assim.
4. A troca será feita antes da saída, entre 10h e 11h.
Roteiro e programação da saída:
10h – Concentração no ponto de encontro e Fotoescambo
11h - Início da caminhada
12h – Largo São Francisco: Sorteios dos prêmios (a definir)
13:30h – Liberdade - Término da saída: concentração (local a definir)
Organização e Produção
Yuri Bittar: www.yuribittar.com/
Clélia Jacyntho: www.flickr.com/people/cleliaj
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Fernando Pessoa
"Baiano, em 1968 viajou para São Paulo".. uma "viagem" mesmo, afinal é post-mortem - risos
ResponderExcluirIsso que dá copiar e colar. Obrigado pelo toque. rs...
ResponderExcluirLegal, vai bastante gente nesses passeios? To interessada... Meu e-mail é sa0909@uol.com.br
ResponderExcluir