19 de dez. de 2009

A simplicidade da fotografia

Por que tantas vezes deixamos de lado a simplicidade da fotografia?
Atualmente, as pessoas se preocupam tanto com o equipamento, buscando sempre as melhores lentes, a câmera mais moderna, que possuam mais recursos e a maior quantidade megapixels.
Ao mesmo tempo, percebemos que as grandes fotos da história foram feitas com câmeras simples, com foco manual, recursos limitados.
De vez em quando, exercitar essa simplicidade, usando uma câmera compacta, ou a DSLR com uma lente fixa (de 35mm, 50mm ou 85mm), a câmera do celular ou mesmo aquela câmera de filme antiga, pode ser algo bem agradável e divertido.
Fotos tiradas com um celular no dia 13/12/2009 - tendo como único ajustes disponíveis o balanço de branco e a compensação de exposição (EV), e o autofoco pontual central:







Boas fotos!

5 comentários:

  1. Você tem razão amigo e as fotos ficaram um esculacho!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. onde é isso? estão lindas. Acrescento também, que mesmo com o equipamento mais simples é possível complicar. Acho que manter a simplicidade do olhar é o fundamental. Fotos 'clichês' são clichês porque todo mundo gosta e acha bonito.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos, a primeira e muito boa, parabens (!!)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, pessoal.

    Essas fotos foram tiradas na cidade de Vitória (ES).

    []s,

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu artigo, Leonel. Temos tantas coisas à nossa disposição atualmente que acabamos por vezes esquecendo da simplicidade.
    Parabéns, é um artigo simples e direto (:

    ResponderExcluir